sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Um blog, dois blogs, mil blogs.

Boa noite!

Pensei em várias coisas para escrever no post de estréia do blog. Pensei se acertaria primeiro os detalhes do layout, mas percebo que é bom ir direto ao conteúdo. Afinal, blog bonitinho tem aos montes, mas não são todos os que edificam.
Enfim: o início.

Por que mais um blog?

Pelo simples motivo de eu ser mais uma pessoa que teve o seu espírito ressuscitado pela graça de Cristo. A leitura e meditação da Palavra de Deus traz para o nosso espírito direções para serem seguidas no dia-a-dia. A minha proposta não é de falar de religião, mas de, através de estudos e outros tipos de textos baseados na Palavra, compartilhar o que Deus tem compartilhado comigo. Afinal, embora sejamos pessoas únicas até mesmo no jeito de lidar com as circunstâncias, algumas circunstâncias têm o hábito de se repetirem na vida de várias pessoas.

Então você vai falar de teologia? Qual você segue?

De um certo jeito, sim, uma vez que "teo" significa Deus e "logos" significa conhecimento e portanto, "teologia" significa "conhecimento de Deus". Pretendo realmente falar em relacionamento com Deus, em buscar a conhecê-lO cada dia mais, através de uma busca sincera e dedicada. Mas a pergunta "qual teologia você segue" é uma pergunta perigosa, com fortes tendências à geração de facções. Portanto, a teologia que sigo é esta: Que Jesus Cristo, sendo Deus, humilhou-se a Si mesmo, sendo obediente até a morte e morte de cruz. (Filipenses 2:8) Através de sua morte na cruz, ele pagou por todos os pecados da humanidade (Romanos 8:1), pois todos pecaram e carecem da glória de Deus (Romanos 3:23). Ele venceu e ressuscitou ao terceiro dia (Atos 13:30) e vive eternamente.(Hebreus 7:23-25)
Resumindo, a teologia que sigo é que Deus amou o mundo de tal maneira que entregou Seu Filho unigênito a fim de que todo aquele que n'Ele crê não pereça, mas tenha vida eterna (João 3:16). Deus não muda e continua amando o mundo da mesma maneira, dando aos homens o acesso à salvação. Isso é evangelho, o resto é detalhe.

O que é teophania?

Teophania, ou teofania, como é mais correto na língua portuguesa, significa "manifestação de Deus". Embora o termo seja mais usado para descrever momentos como a manifestação de Deus no Monte Sinai (com trovões, fogo e fumaça), eu escolhi esse nome para sintetizar a manifestação de Deus que ocorre dentro de nós, quando somos tocados pelo Seu Espírito, para caminharmos à luz da Palavra, praticando-a como estilo de vida. O termo me chamou a atenção por vários motivos: a força do seu significado, a sonoridade da palavra e o fato desta ser a coisa mais buscada por todos: pelos justos para depender de Deus e pelos ímpios para questionar nossa fé (como os fariseus que pediam um sinal do céu a Jesus, mas tiveram seu pedido negado).

Vamos lá, quais são suas credenciais para que eu creia no que você escreve?

Não sou pastor nem teólogo. Até tenho cargos dentro da minha igreja, sendo líder de célula e 12 de segunda geração; mas estas não são minhas credenciais, são meu serviço a Deus.
Minhas credenciais são um coração sincero perante meu Deus, a transformação da minha vida pelo amor e poder de Deus, uma vida de oração e o fato de basear tudo o que escrevo na Palavra de Deus, que é a mais importante de todas. Quem não crê que estas coisas são reais na minha vida, não precisa crer em nada do que leio.

Onde você quer chegar com tudo isso?

Não pretendo me tornar um blogger superstar, não pretendo ser polêmico, nem causar impressões a respeito de mim mesmo. O que me deixará extremamente feliz é se todos aqueles que lerem este blog realmente experimentem a teophania, a manifestação de Deus em seu interior, O adorando de coração. Com o avanço da internet, você nunca pode saber quem pode chegar até Deus por intermédio de uma palavra lançada por você. Na vontade que Deus tem de usar cada um dos Seus filhos, eu só espero que este blog seja uma "janelinha".

Bom. Obrigado pela atenção de vocês. Aceito suas orações para que eu seja usado por Deus.
Um grande abraço!

Felipe Viana

Nenhum comentário:

Postar um comentário