quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Cuide dos muros.


Boa noite!

Sou particularmente contra pregações que falam mais do diabo do que de Deus. Mas  uma coisa é verdadeira: não podemos subestimar sua inteligência e persistência em derrubar os Eleitos de Deus. Claro que no estudo a seguir, não conseguirei avisar sobre todas as ciladas do diabo, mas espero que as que citei ajude a todos a se protegerem dos mesmos ardis que Neemias, esse inspirador homem de Deus, conseguiu se proteger.

Palavra: Neemias 6:1-16

1- Sucedeu que, ouvindo Sambalate, Tobias, Gesem, o árabe, e o resto dos nossos inimigos, que eu tinha edificado o muro, e que nele já não havia brecha alguma, ainda que até este tempo não tinha posto as portas nos portais,
2- Sambalate e Gesem mandaram dizer-me: Vem, e congreguemo-nos juntamente nas aldeias, no vale de Ono. Porém intentavam fazer-me mal.
3- E enviei-lhes mensageiros a dizer: Faço uma grande obra, de modo que não poderei descer; por que cessaria esta obra, enquanto eu a deixasse, e fosse ter convosco?
4- E do mesmo modo enviaram a mim quatro vezes; e da mesma forma lhes respondi.
5- Então Sambalate ainda pela quinta vez me enviou seu servo com uma carta aberta na sua mão;
6- E na qual estava escrito: Entre os gentios se ouviu, e Gesem diz: Tu e os judeus intentais rebelar-vos, então edificas o muro; e tu te farás rei deles segundo estas palavras;
7- E que puseste profetas, para pregarem de ti em Jerusalém, dizendo: Este é rei em Judá; de modo que o rei o ouvirá, segundo estas palavras; vem, pois, agora, e consultemos juntamente.
8- Porém eu mandei dizer-lhe: De tudo o que dizes coisa nenhuma sucedeu; mas tu, do teu coração, o inventas.
9- Porque todos eles procuravam atemorizar-nos, dizendo: As suas mãos largarão a obra, e não se efetuará. Agora, pois, ó Deus, fortalece as minhas mãos.
10- E, entrando eu em casa de Semaías, filho de Delaías, o filho de Meetabel (que estava encerrado), disse ele: Vamos juntamente à casa de Deus, ao meio do templo, e fechemos as portas do templo; porque virão matar-te; sim, de noite virão matar-te.
11- Porém eu disse: Um homem como eu fugiria? E quem há, como eu, que entre no templo para que viva? De maneira nenhuma entrarei.
12- E percebi que não era Deus quem o enviara; mas esta profecia falou contra mim, porquanto Tobias e Sambalate o subornaram.
13- Para isto o subornaram, para me atemorizar, e para que assim fizesse, e pecasse, para que tivessem alguma causa para me infamarem, e assim me vituperarem.
14- Lembra-te, meu Deus, de Tobias e de Sambalate, conforme a estas suas obras, e também da profetisa Noadia, e dos mais profetas que procuraram atemorizar-me.
15- Acabou-se, pois, o muro aos vinte e cinco do mês de Elul; em cinqüenta e dois dias.
16- E sucedeu que, ouvindo-o todos os nossos inimigos, todos os povos que havia em redor de nós temeram, e abateram-se muito a seus próprios olhos; porque reconheceram que o nosso Deus fizera esta obra. 
Como temos caminhado na presença de Deus, aprendemos que tudo o que fazemos é para edificar Seu Reino e glorificar Seu nome. Porém, a Palavra nos ensina que o Reino dos Céus é conquistado por esforço; portanto tudo o que fazemos e que recebemos de Deus é semelhante a uma obra, como a que Neemias estava fazendo para restaurar os muros de Jerusalém.
Assim como Neemias tinha inimigos que desejavam pará-lo a todo custo, toda obra que Deus faz em nós ou através de nós sofrerá ataques, para que fique paralisada e não se conclua. Quando o inimigo tem êxito em nos paralisar, a nossa obra fica em ruínas e a ruína é motivo de vergonha e zombaria. (Lucas 14:29 e 30)
Vamos analisar algumas das estratégias que o inimigo pode tentar usar para paralisar a obra:

1- Tentar te afastar da obra (versículo 2):
Os inimigos de Neemias tentaram primeiro desviá-lo usando uma suposta amizade como desculpa para desviá-lo de seu propósito, da obra que ele estava fazendo. Os muros de Jerusalém já estavam prontos e fortes. Seria necessária outra poderosa guerra para destruí-los novamente, porém os portões ainda não estavam no lugar, o que deixava a cidade ainda muito vulnerável.
O nosso inimigo muitas vezes pode tentar usar amizades para nos fazer mal e nos tirar da obra, deixando tudo o que construímos e preservamos desprotegido e vulnerável a ataques que causarão danos irreversíveis. Podem ser festas, rodas de conversa, alguns passeios – qualquer coisa que nos faça perder o foco na obra que realizamos e nos leve a pecar.
- Como evitar este engodo (versículo 3):
Além de não cessar a obra, Neemias analisou e meditou sobre o convite que fizeram a ele:  “por que cessaria esta obra, enquanto eu a deixasse, e fosse ter convosco?
Deus jamais vai permitir nada que nos retire da Presença d’Ele ou da obra que Ele tem em nossas vidas. Quando algum convite surgir para que você saia de onde está em Deus, pergunte-se: “Qual o propósito disso? Abandonaria eu essa obra e a deixaria exposta?”
Assim como Neemias protegia Jerusalém, todos temos algo a proteger. Por que deixaríamos de vigiar aquilo que protegemos?

2- Vencer pelo cansaço (versículo 4):
Mesmo tendo sido frustrados em seus planos, os inimigos de Neemias não desistiram de usar o mesmo engodo para fazê-lo parar. Eles sabiam que Neemias iria priorizar a obra, mas o foco deles não estava mais no poder do argumento que eles utilizavam, mas na insistência que eles tinham.
Quando nos posicionamos contra um argumento do maligno, ele jamais entrega a batalha na primeira tentativa. Sempre vai retornar, às vezes, não usando exatamente os mesmos argumentos, mas sempre investindo em uma determinada área de nossas vidas e é por isso que vemos tantas pessoas que voltam a cometer os mesmos pecados dos quais foram perdoadas e libertas.
- Como evitar esse engodo:
No próprio versículo 4, Neemias apresentou a solução: ele se posicionou. Da mesma forma que Neemias, não precisamos ser muito criativos, mas precisamos sim de firmeza. Uma vez que negamos ao pecado, conhecemos o caminho certo para evita-lo. Tudo o que precisamos fazer é seguir o mesmo caminho toda vez que o inimigo nos sondar com a mesma tentação. Essa foi a saída usada por Jesus quando foi tentado no deserto: Satanás tentou usar a Palavra para fazer Jesus se ensoberbecer e adorá-lo, mas todas as vezes, Jesus rebateu a Satanás com a mesma estratégia: fazendo o uso correto da Palavra.

3- Mentira: (versículos 5 a 7)
Quando o inimigo não consegue atingir seus objetivos, ele faz o que sabe fazer melhor, espalha mentiras ao seu respeito. Satanás é o pai da mentira e aquele que dissemina a mentira, filia-se a ele.
Neemias era um homem palaciano. Durante seu tempo de cativeiro, ele servia diretamente ao rei de seus dominadores. Não é difícil para um homem de tal estatura que seu coração se ensoberbeça e deseje assumir o lugar do próprio rei. Isso aconteceu com o próprio Lúcifer. Os inimigos de Neemias, conhecendo sua história, tentaram causar medo nele, pois Neemias sabia que, caso se espalhasse o rumor em Israel de que ele pretendia ser rei, sua vida correria risco de retaliação dos reis ao redor.
Muitas vezes, pessoas são usadas para espalhar mentiras sobre nós. Mentiras que podem causar medo e nos paralisar. Ou podem causar ira e nos levar a pecar. Existem mentiras que parecem direções verdadeiras, mas nos tiram da obra e nos levam a desertos que não podemos atravessar; mentiras que nos levam a voltar atrás em nossas obras e destruir o que nós mesmos edificamos
- Como evitar esse engodo: (versículo 8)
Neemias era um conhecedor da Palavra. Durante o cativeiro na Babilônia, surgiram verdadeiros e falsos profetas, mas Neemias tinha intimidade com Deus e via quais eram os verdadeiros profetas, respaldados por Deus, pois a verdade sempre os acompanhava.
Somente a intimidade com Deus pode nos salvar dos efeitos devastadores da mentira. A leitura da Palavra e uma vida de oração libertam os Filhos de Deus do engano. (Leia João 8:32, Salmo 119:105, Isaías 49:23)

4 – Corromper profetas e usar a religiosidade: (versículo 10)
Essa é uma estratégia que vem se tornando cada vez mais comum nos dias de hoje e o versículo 10 mostra que profetas corrompidos nem sempre estão em outro ministério e nem sempre são desconhecidos ousados que aparecem para profetizar em nossas vidas sem razão aparente. O próprio Neemias que tomou a iniciativa de ir à casa de Semaías, o que indica que eles eram, no mínimo, conhecidos que se respeitavam. Talvez fossem até mesmo amigos. Semaías então tentou dissuadir Neemias da obra que fazia, tentando intimidá-lo a ficar no templo.
Assim como Semaías, alguns falsos profetas podem se levantar para pregar a prática da religiosidade. Talvez até uma pessoa próxima a você. A obra de Deus não acontece somente na igreja, na verdade, a maioria dela acontece fora das paredes do seu templo. Que fique claro, não estou desmotivando ninguém a frequentar a sua igreja, mas o meu ponto é que todos devem saber qual é a finalidade do templo: dedicar um tempo do seu dia a louvar a Deus e aprender Sua Palavra. A Palavra é a estratégia para lutarmos contra as forças espirituais da maldade, a fim de que conhecendo e sendo libertos pela verdade, possamos testemunhar o sacrifício de Cristo aos perdidos. Quando alguém prega a mensagem que a obra consiste em se dedicar mais à sua denominação, mais à sua doutrina, mais aos seus sacerdotes e menos a evangelizar e cuidar daqueles que precisam de Jesus em suas vidas, está te escondendo no templo, ou seja, camuflando os propósitos de Deus com a religiosidade.
Outro ponto importante no discurso de Semaías, é que ele tentava esconder Neemias na religiosidade com um argumento de ameaça. É o que chamo de “evangelho do terror”. Muitos sacerdotes e muitas igrejas têm pregado essa mensagem. Conhecemos alguns exemplos, como: “Olha, se você não parar de beber, vai para o inferno.” “Esse mês, você não pode participar da ceia. Eu sei que você andou de olho comprido para cima daquela menina.” Sem tirar o mérito e a importância do pecado, mas Deus é um Deus que encoraja o perdão, não a acusação. A igreja deve conduzir o crente ao genuíno arrependimento, fazendo-o saber do amor que Cristo tem por ele, não ameaça-lo.
- Como evitar este engodo: (Versículos 11 a 13)
Essa estratégia é uma das mais complexas e poderosas estratégias de Satanás. Primeiramente porque como o versículo 12 indica, antes de profetizar a morte de Neemias por suborno, é provável que Semaías houvesse, em ocasiões anteriores, pois certamente, debaixo de tantas investidas e ameaças, Neemias não confiaria nele a ponto de ir à sua casa e contar sua situação se soubesse ser ele um falso profeta. Mas o Espírito Santo era com Neemias e ele logo identificou e evitou o engodo de seus inimigos. Repare os argumentos que ele levantou no versículo 11:
“Um homem como eu fugiria? E quem há, como eu, para que entre no templo e viva?”
Neemias tinha plena noção de quem ele era naquela obra. Ele era o condutor, o líder. E mais: ele tinha plena ciência de qual era a sua obra e de qual era a importância dela. Portanto, façamo-nos um convite à reflexão:
Qual é a obra que estamos fazendo para Deus? Estamos ajudando a salvar a nossa família? Os nossos amigos? O nosso bairro? Os necessitados?
Qual é a importância da nossa obra? Será que estamos levantando só mais um crente “esquenta banco”? Ou será que estamos levantando evangelistas, mestres, pastores, missionários?
Quem há que tenha sido salvo pela religiosidade? Será que você pode se esconder na própria salvação, ficando escondido no templo? Será que Jesus mudou a sua vida? Você faz a vontade do Pai, que está nos céus ou no dia de acertar contas com Ele, você chamará “Senhor, Senhor” e receberá como resposta “Afastai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade. Eu nunca vos conheci”?
Para que Deus te escolheu?
Se você se identificar plenamente através destas perguntas e mais, se estiver de acordo com as Escrituras, você saberá o que Deus deseja de você e não cairá na conversa de qualquer falso profeta que foi subornado pelo Inimigo (que os suborna com reconhecimento, glória e soberba) para te intimidar.
Por fim, Neemias identificou o intento dos seus inimigos:
- Atemorizá-lo, pois o medo é o contrário da fé e nos deixa paralisados e tira o nosso discernimento.
- Fazê-lo abandonar a obra para se esconder no templo, pois um homem escondido e intimidado não pode enfrentar ninguém.
- Fazê-lo pecar, através da religiosidade, pois uma vez tendo se rendido à religiosidade, Neemias estaria preso em suas próprias crenças e ritos.
- Infamarem-no e vituperarem-no, pois uma vez que um líder seja derrubado e envergonhado, seus liderados não tem a força nem a motivação para conduzir a obra, visto que a própria obra passa a ser considerada fruto de um delírio visionário de alguém que sequer conseguiu se manter firme contra as provações. Quando um líder é envergonhado, a sua obra também é.
Precisamos ter essa clareza de mente quando o inimigo chegar ao ponto de usar nossos próprios irmãos contra nós. Deus tem um propósito em sua vida e sua obra e foi para o cumprimento desse objetivo que Ele te escolheu. Para não cair no engodo do inimigo, precisamos ver com clareza quais são os propósitos de Deus e confrontá-los contra o que nos apresentam, discernindo quais propostas vão contra aquilo que Deus propôs.

- Conclusão (versículos 15 e 16)
A obra de Neemias foi concluída e o versículo 16 revela que, quando pronto, o muro de Jerusalém atemorizava todos ao redor, “porque reconheceram que o nosso Deus fizera esta obra.”
Deus está fazendo uma obra através da sua vida. Seus inimigos – Satanás e seus enviados – não ficarão quietos esperando que ela acabe, mas tentarão usar todos esses engodos para te paralisar, mas assim como Neemias permaneceu firme, nós também permaneceremos e quando Deus estabelecer a sua obra através de nós, todos verão que o Senhor é que trabalhou através da sua vida!
Neemias, ao final, identificou a estratégia de seus inimigos e os confrontou. Não tenha medo de confrontar seus inimigos. A sua verdade irá prevalecer e a sua obra vai ser concluída, para virar um marco entre as gerações do poder da glória de Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário