sábado, 8 de outubro de 2011

Disciplina


Boa noite!

Temos a tendência natural de rejeitarmos críticas e confrontos. É uma característica comum do ser humano não reconhecer a própria culpabilidade e transferir para outras pessoas ou circunstâncias, a fim de fugir da responsabilidade dos seus atos. Quero compartilhar com vocês algumas palavras sobre confronto e disciplina de Deus. Como base tomarei o texto de Hebreus 12:5-8:

5  E já vos esquecestes da exortação que argumenta convosco como filhos: Filho meu, não desprezes a correção do SENHOR, E não desmaies quando por ele fores repreendido;
6  Porque o Senhor corrige o que ama, E açoita a qualquer que recebe por filho.
7  Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija?
8  Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois então bastardos, e não filhos.

Muitas vezes, procuramos a Deus com sede de receber um determinado tipo de bênção com a qual sonhamos e esperamos que Deus prontamente nos entregará o que desejamos, sem que antes sejamos preparados para isso.
O fato é que quando somos arrebatados do mundo para a presença de Deus, ainda temos muitas das mazelas e falhas de caráter que adquirimos em uma vida inteira separada de Deus e diariamente precisamos de cura e libertação, até que sejamos moldados de acordo com a boa mente de Cristo. A menos que essa cura e essa libertação sejam operadas em nossas vidas, não aprenderemos a manter as bênçãos que tanto desejamos.
Não podemos esperar que haja uma verdadeira mudança em nós sem que antes sejamos transformados e não podemos ser transformados sem a disciplina de Deus.
Infelizmente, nosso coração é enganoso e corrupto, conforme está em Jeremias 17:9, e os pecados lentamente nos deixam cegos ao verdadeiro caminho, que só pode ser iluminado pela Palavra de Deus, conforme está escrito no Salmo 119:105 que diz:
“Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.”
A disciplina de Deus não é um peso de acusação, mas conforme diz o Salmo, é um confronto que nos permite enxergar o verdadeiro caminho a seguir.

A Palavra nos mostra a diferença entre dois grandes homens que foram confrontados por Deus e que rumo ambos tomaram. Em I Samuel 15, Saul pecou contra Deus, não obedecendo sua palavra. Quando confrontado, Saul tentou justificar-se perante ao profeta e não se arrependeu, tentando parecer bem aos olhos do povo, não aos olhos de Deus. Por isso, Deus se arrependeu de o haver constituído rei e isso abriu legalidade para que um homem, antes escolhido por Deus, fosse presa de espíritos malignos que o enlouqueceram.
Davi, o rei que surgiu depois de Saul, também escolhido por Deus, também cometeu um pecado grave (II Samuel 11 e 12), porém, ao receber através de Natã a disciplina de Deus, Davi imediatamente se despojou de toda a sua glória como rei de Israel e se arrependeu genuinamente.
Saul, depois de seu pecado, foi levado à loucura e à morte. Davi, porém, conquistou muito e entrou para a história como um homem segundo o coração de Deus.
Essas duas histórias mostram que, conforme está em Provérbios 3:12, o Senhor exorta a quem ama. Nós, como seres humanos, somos falhos e imperfeitos, porém é um sinal de sabedoria aceitarmos a disciplina de Deus e nos arrependermos de uma forma verdadeira e genuína, para que não sejamos consumidos pelo mal, como foi Saul; mas antes voltemos a ver o caminho de Deus e sermos guiados através dele.
O Senhor levanta seus filhos e nem sempre eles terão uma palavra de apoio às suas atitudes, mas terão a palavra correta de disciplina em seus lábios. Examine-se o homem a si mesmo através das escrituras, arrependa-se e será salvo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário